A ilha Terceira vai dispor, no próximo ano, de uma nova Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, um investimento de cerca de 15 milhões de euros que os deputados do PS/Açores asseguram ser “emblemático” para a Cultura e para a própria Região Autónoma.
“Trata-se de uma obra emblemática para a ilha, em particular, e também em termos de Cultura para toda a Região”, afirmou a deputada socialista Cláudia Cardoso aos jornalistas, no final de uma visita dos parlamentares do PS eleitos pela Ilha Terceira, que foram acompanhados pelo director regional da Cultura.
Segundo a deputada do PS/Açores, actualmente, a construção da nova Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo é a maior obra da área cultural em curso nos Açores, que, este ano, vai absorver quase metade do investimento previsto para a Cultura.
Em causa está um “equipamento muito ansiado pelos terceirenses em geral”, lembrou Cláudia Cardoso, alegando que vai trazer “enormes vantagens” para a sociedade e para a preservação do espólio existente nesta área na Terceira.
A deputada do PS, eleita pela Terceira, manifestou-se, ainda, convicta que a empreitada estará concluída nos prazos previstos, ou seja, Janeiro de 2011.
Recordou, também, que esta empreitada recebeu quatro milhões de euros em 2009, estando previstos mais dez milhões de euros para este ano, enquanto que o restante milhão de euros será destinado ao equipamento necessário ao empreendimento.