O deputado do PS/Açores, Francisco César, destacou quarta-feira a estabilidade e a credibilidade das finanças públicas regionais, que constituem “uma das marcas” dos governos do Partido Socialista na Região Autónoma.
No debate parlamentar que decorreu na cidade da Horta, Francisco César salientou que a própria Conta da Região de 2008, que esteve em análise no plenário, “pode ser vista com um exemplo” de boa gestão dos dinheiros públicos.
“A taxa de execução da receita foi de 95 por cento, o que é excelente, a taxa de execução da despesa foi de 95 por cento, enquanto a taxa de execução do Plano foi de 90 por cento”, disse o parlamentar socialista.
Francisco César destacou, ainda, o “bom trabalho” desenvolvido, ao longo dos anos, pelos governos socialistas na resolução da atribuição de subsídios sem enquadramento legal, que, na conta da Região, já atingiu os 86 por cento.
“Nos últimos 12 anos, o Partido Socialista conseguiu passar de 0 para 86 por cento, porque, no tempo em que o PSD era Governo, os subsídios com enquadramento legal era de 0 por cento”, afirmou o parlamentar do PS/Açores.
Na mesma ocasião, Francisco César adiantou que foi o próprio presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que elogiou a execução dos fundos estruturais ao dispor dos Açores.