O líder parlamentar do PS/Açores afirmou, quarta-feira, que a ilha do Pico constitui “um excelente exemplo” para o resto do arquipélago da capacidade de diversificação e valorização dos produtos ligados à Agricultura, com benefícios directos para todo o sector.
“O Pico é o exemplo para toda a região da capacidade de produzir carne, lacticínios excelentes, assim como vinhos de crescente qualidade”, salientou Hélder Silva aos jornalistas, no segundo dia das Jornadas Parlamentares do PS/Açores dedicadas à Agricultura.
Segundo o Presidente da bancada socialista, este sector no Pico é, sobretudo, um exemplo da “capacidade que tem tido de diversificar os segmentos, produzindo melhores queijos para nichos melhores, produzindo carne de excelente qualidade certificada”.
O Grupo Parlamentar do PS/Açores iniciou o segundo dia das Jornadas com uma visita ao Matadouro do Pico, que serviu para os parlamentares socialistas constarem a boa dimensão que esta infra-estrutura apresenta.
“O Matadouro da ilha do Pico está muito bem dimensionado, sem prejuízo de, face ao crescimento de mais 30 por cento ao ano, se ajustar às necessidades ao nível dos recursos humanos”, disse Hélder Silva.
Após reunir com os responsáveis do Matadouro, o líder parlamentar salientou, ainda, o crescimento que se tem registado ao nível do abate de animais, que permite reduzir a exportação de animais vivos.
“Ainda há poucos anos o nosso gado era exportado vivo, enquanto que hoje, graças ao investimento que foi feito na rede de abate, estamos a vender produtos de maior qualidade, com mais-valias do ponto de vista económico”, afirmou.
Neste âmbito, destacou a carne IGP, que tem registado um crescimento de 30 por cento ano no abate de animais, assim como tem aumentado muito o volume de carne que tem tido reconhecimento de qualidade a nível nacional.
“Trata-se de produtos que estão a atingir nichos de mercados muito importantes no Continente”, salientou Hélder Silva.
Os parlamentares do PS/Açores visitaram, ainda, a LactoPico, cuja fábrica está a aumentar a produção, com a consciência de valorização ainda mais os produtos açorianos, que permite aumentar para o dobro a mais-valia da sua produção.