Berto Messias anunciou que a Juventude Socialista Açores levará ao parlamento açoriano um pacote legislativo no âmbito da participação cívica e política dos jovens.
Segundo Berto Messias “levaremos ao Parlamento uma ante-proposta de lei que permita o aumento de actos eleitorais em que os açorianos deslocados possam participar através do voto antecipado. Neste momento esses açorianos, com grande relevo para os estudantes, apenas podem votar através de voto antecipado nas eleições regionais e autárquicas. Pretendemos que possam fazê-lo em todos os actos eleitorais até porque são muitos os estudantes e jovens deslocados que nos tem manifestado essa intenção.
Além disso, pretendemos que esse voto antecipado seja mais fácil, mais barato e mais desburocratizado. Ainda nesta ante-proposta de lei pretendemos introduzir a permissão para testar novos métodos de participação política, por exemplo, como o voto electrónico.”
Noutro âmbito a JS Açores pretende fazer uma proposta que adapte à Região a legislação que enquadra os Conselhos Municipais de Juventude. Segundo o líder da JS Açores “pretendemos que todos os municípios açorianos tenham a funcionar um conselho municipal de juventude, um órgão consultivo do Presidente da Câmara, que integre as associações representativas dos jovens de cada Concelho, mas que tenha em conta as nossas especificidades e o trabalho desenvolvido por cada Município em prol da juventude”, afirmou Messias.
Berto Messias disse ainda que “a luta contra a abstenção e a defesa da participação politica dos jovens não podem ser actos de contrição pós-eleitorais, têm de ser uma preocupação constante de todos os agentes políticos. Estas propostas materializam essa preocupação e contribuem para esse importante desígnio da participação politica dos jovens”.