O Grupo Parlamentar do PS/Açores desenvolveu, esta semana, uma ronda de contactos na ilha de Jorge com o sector agrícola, no âmbito do grupo de trabalho interno criado para analisar as implicações na Região do anunciado desmantelamento do regime de quotas leiteiras.
Depois dos contactos iniciais na ilha São Miguel, os parlamentares socialistas Duarte Moreira (coordenador), Piedade Lalanda, Benilde Oliveira, António Parreira e Rogério Veiros mantiveram, desde segunda-feira, reuniões com diversas entidades de São Jorge.
O primeiro dia da deslocação a São Jorge foi preenchido com reuniões com as associações agrícola e de jovens agricultores da ilha, com uma visita à Fábrica de Rações da Agrogema e com um encontro com produtores do Topo.
Na terça-feira, os deputados do PS/Açores visitaram uma exploração agrícola que, recentemente, recebeu investimentos com apoios comunitários, deslocaram-se à unidade fabril dos Lourais, onde desenvolveram contactos com os produtores durante a entrega do leite na fábrica.
Neste dia, o grupo de trabalho da bancada do PS/Açores reuniu-se, ainda, com as direcções da cooperativa dos Lourais e da Uniqueijo, em Santo Antão, onde também aproveitou para contactar com produtores de leite de São Jorge.
Durante estas iniciativas numa ilha onde a produção e transformação de leite assume uma grande importância económica e social, os parlamentares socialistas puderam constatar alguma apreensão dos produtores perante o eventual fim das quotas leiteiras em 2015.
Recorde-se que, recentemente, a bancada parlamentar do PS/Açores constituiu um grupo de trabalho, envolvendo deputados de várias áreas, que vai elaborar um relatório sobre a Agricultura açoriana, face ao anunciado desmantelamento do regime de quotas leiteiras comunitárias.
Este grupo de trabalho é constituído por deputados ligados às áreas agrícola, social, ambiental e económica e está já a auscultar os intervenientes neste importante sector económico e social dos Açores.
O Grupo Parlamentar do PS/Açores pretende, assim, unificar a posição dos Açores em relação à reforma da PAC em 2013, com uma especial ênfase sobre a produção de leite, tendo em conta a importância deste sector específico.
Esta posição será materializada com a apresentação, em plenário, de um relatório sobre matéria de interesse regional, como está previsto no Artigo 82º do Regimento Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Este relatório sobre matéria de interesse regional baixará, depois, para apreciação, à comissão parlamentar permanente competente.
Para a próxima semana, está já agendada uma série de reuniões e visitas na ilha de São Miguel com diversos intervenientes neste sector de actividade.