O deputado do PS/Açores Francisco César destacou, este sábado, que a Região foi ressarcida num valor superior ao que tinha pago aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo pela construção dos navios de passageiros “Atlântida” e “Anticiclone”.
“Aquilo que, para já, podemos começar a concluir é que a Região acabou por receber 40 milhões de euros, mais do que a verba que tinha pago até então pelos navios”, afirmou o coordenador do Grupo Parlamentar do PS/Açores na Comissão de Inquérito que está analisar o processo de construção dos dois navios.
Em declarações aos jornalistas, após a Comissão ter ouvido o Secretário Regional da Economia, Francisco César salientou que já é, ainda, possível perceber como é que funcionou a relação entre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e a Atlânticoline.
“Com as declarações de alguns inquiridos, conseguimos perceber que os ENVC tiveram grandes dificuldades, por estarem assoberbados de trabalho, para conseguirem construir os navios”, afirmou o parlamentar socialista, ressalvando que as conclusões só serão, porém, feitas no final dos trabalhos desta comissão.
Após a audição de hoje, Francisco César adiantou também que, no âmbito desta Comissão Parlamentar de Inquérito, já foram analisados cerca de 22 dossiers, num total de 10 mil páginas de documentos, além das cerca de 14 a 15 horas de inquirições já realizadas, o que já permite tirar algumas ilações.
“As conclusões serão feitas no final dos trabalhos, mas, para já, se pode dizer que as inquirições têm corrido bem e sido claras, já que todos os inquiridos têm mostrado interesse em esclarecer as dúvidas. O PS também tem feito este esforço”, concluiu o deputado do PS/Açores.