O deputado do PS/Açores, José Gaspar Lima, afirmou hoje que o Governo dos Açores continua à espera que a cooperativa Porto de Abrigo justifique a sua actual situação financeira, uma vez que os dinheiros públicos têm de ser aplicados com critério e responsabilidade.
O parlamentar socialista falava na sequência de um Voto de Protesto apresentado por alguns partidos da oposição, durante o Plenário do mês de Junho, que se iniciou hoje na cidade da Horta.
“O Governo Regional continua a aguardar que a Porto de Abrigo apresente as suas contas, diga em que gastou o dinheiro e como é que chegou a este défice de cerca de três milhões de euros e que a mesma apresente um plano com uma solução”, afirmou José Gaspar Lima.
Segundo disse, o Governo Regional dos Açores tem trabalhado sempre com as várias associações da pesca do Arquipélago, com vista ao bom desenvolvimento de uma actividade económica e social de grande importância para a Região.
José Gaspar Lima questionou, ainda, porque razão a Porto de Abrigo não apresenta, de forma detalhada, as razões que levaram ao colapso financeiro nas suas contas.
O deputado do PS/Açores criticou, ainda, os partidos que parecem defender que o “Governo Regional injecte, às cegas, cerca de três milhões de euros dos contribuintes, 700 mil euros dos quais de dívidas à Lotaçor”, na cooperativa em causa.