Os deputados do PS eleitos pelos Açores à Assembleia da República anunciaram, esta segunda-feira, que vão solicitar uma reunião com o Conselho de Administração da RTP para saber as razões do atraso na programação relativa às novas instalações da RTP/Açores.
“Temos conhecimento do profissionalismo e do bom desempenho do trabalho dos profissionais da RTP nos Açores, mas somos confrontados com umas instalações manifestamente inadequadas para o serviço público” que a empresa desempenha da Região, afirmou Ricardo Rodrigues.
Os três deputados socialistas eleitos pelos Açores - Ricardo Rodrigues, Luiz Fagundes Duarte e Luísa Santos - visitaram, na segunda-feira, as instalações da televisão pública, em Ponta Delgada, onde se reuniram com o seu director.
Segundo Ricardo Rodrigues, os parlamentares socialistas pretendem, agora, pedir uma reunião com os responsáveis nacionais da RTP, no sentido de “obter explicações” sobre o atraso que se verifica “na programação que é devida aos Açores, no sentido de se instalar, condignamente, este serviço público de televisão”, cuja obrigação é da República.
Com esta reunião, os deputados do PS pretendem obter uma “calendarização em concreto”, com vista ao início das obras de novas instalações em Ponta Delgada, referiu Ricardo Rodrigues aos jornalistas.
De acordo com o parlamentar socialista, esta é uma medida “indispensável e que os açorianos reclamam”, uma vez que “nós todos achamos que a televisão é um elemento essencial de união dos Açores”, mas também que nos dá a conhecer no exterior.
“Muitos açorianos residentes no Continente têm, também, razões suficientes para apreciarem o trabalho que se faz nos Açores”, concluiu Ricardo Rodrigues.
Caso o Conselho de Administração não dê resposta às questões solicitadas, então “temos, junto da tutela, mover as diligências adequadas no sentido destas exigências serem cumpridas”, disse.