O Grupo Parlamentar do PS/Açores visitou, esta segunda-feira, o Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, uma oportunidade que serviu para o deputado Ricardo Cabral defender que é possível “produzir o mesmo com menos despesa” no Serviço Regional de Saúde.
“É necessário um importante esforço de contenção e um perene combate ao desperdício, sem nunca colocar em causa a qualidade da prestação de cuidados de Saúde”, afirmou o parlamentar socialista, depois da visita às novas instalações do Centro de Saúde.
Segundo referiu, uma gestão mais eficiente deste sector “não é o mesmo do que cortes cegos”, sendo, por isso, necessário aumentar a produtividade, potenciar e optimizar recursos e racionalizar os custos.
Durante a visita, os deputados socialistas constataram a evolução que se verificou no Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, o que se traduziu em maior qualidade na prestação dos diversos serviços aos utentes.
Além de destacar o projecto do Enfermeiro de Família, que já arrancou com a sua operacionalização em Vila Franca do Campo e cuja implementação na comunidade será em Setembro, Ricardo Cabral salientou os investimentos em infra-estruturas previstos para várias ilhas dos Açores, como os novos centros de Saúde da Madalena, da Graciosa e de Ponta Delgada, o novo Hospital da Ilha Terceira e o Bloco C do Hospital da Horta.