O Secretariado da Secção de Ponta Delgada do PS-Açores visitou durante a manhã e a tarde do passado Sábado, dia 4 de Setembro, a Vila das Capelas onde procedeu a visitas e reuniões de trabalho com diversas instituições da freguesia, tendo também aproveitado para contactar com a população local.
A iniciativa dos socialistas de Ponta Delgada teve como objectivo aprofundar o conhecimento da realidade socioeconómica local, actualizar contactos com diversas instituições e verificar o impacto de vários investimentos no desenvolvimento da freguesia.
Para o efeito, os socialistas visitaram diversas instituições com destaque para a Junta de Freguesia, Casa do Povo das Capelas, Cooperativa Agrocapelense, Grupos de Escuteiros, Banda Filarmónica “União dos Amigos” e o Capelense S.C.. Para além das visitas a instituições os socialistas visitaram vários locais da freguesia, tendo terminado a tarde com uma visita `as obras do campo de futebol das Capelas e a contactos informais com a população.
De entre os vários assuntos tratados, os socialistas manifestaram grande preocupação pelo desinvestimento da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) nas freguesias do Concelho e pelos atrasos nos subsídios a instituições da Vila das Capelas.
O PS condena o corte de 40% nas transferências para as juntas de freguesia de Ponta Delgada. A Presidente da Câmara justificou os cortes de 40% com as medidas inscritas no Plano de Estabilidade e Crescimento, Plano que apenas reduziu em 5% as transferências do Orçamento do Estado para as Câmaras Municipais.
Estas políticas injustas e cegas, da parte da CMPD, não promovem a coesão municipal e provocam um impacto socioeconómico negativo nas freguesias do Concelho. A CMPD desinveste nas freguesias precisamente na conjuntura em que estas mais carecem de investimento.
Esta iniciativa do PS de Ponta Delgada terá sequência ao longo dos próximos meses com visitas semelhantes a outras freguesias do Concelho.