O deputado do PS/Açores, José do Rego, afirmou hoje que o Plano e Orçamento para 2011 demonstram a atenção do Governo Regional aos efeitos da crise nos Açores, que são compensados com a adopção de medidas sociais e de incentivo ao investimento.
“O reforço dos apoios sociais previstos para os Açores e as medidas de incentivo ao investimento são a prova da atenção do Governo à conjuntura desfavorável que atravessamos”, salientou o parlamentar socialista, no primeiro dia do debate sobre os documentos apresentados pelo executivo açoriano.
Na sua intervenção, José do Rego considerou, assim, que o Plano e Orçamento para 2011 mantêm as linhas orientadoras das Opções a Médio Prazo, mas apresentam soluções conjunturais que minimizam as consequências do plano nacional de austeridade.
Durante o debate, José do Rego garantiu, ainda, que o PSD/Açores apresentou “zero” de propostas inovadoras, limitando-se a propor mais dinheiro para os instrumentos e mecanismos já criados pelo Governo Regional.
Perante os deputados açorianos, o deputado socialista salientou, ainda, que o PS está disposto, na Assembleia Legislativa, a “aceitar o contributo de todos para o benefício de todos os açorianos”.
“Quem teimar em se manter à margem perde uma oportunidade de ajudar a sua terra num momento mais difícil. O ónus e a responsabilidade cabem, assim, a cada um dos grupos e representações parlamentares que aqui estão por opção dos açorianos”, afirmou.
José do Rego aproveitou, ainda, para deixar uma palavra ao “elo mais forte da cadeia da economia açoriana”, salientando que o “Governo Regional e o PS confiam nas capacidades” dos trabalhadores e dos empresários de todas as ilhas.
“Queremos, com estes documentos, aprofundar a nossa relação de confiança. A confiança que, juntos, vamos ultrapassar este momento desfavorável. A confiança que, em conjunto, vamos fazer crescer a economia. A confiança que, em conjugação de esforços, vamos criar mais e melhor emprego”, afirmou em plenário.
Relativamente ao emprego, José do Rego manifestou-se confiante que a implementação do Plano Regional de Emprego para Açores – 2010-2015, em conjunto as medidas propostas neste Orçamento e no Plano de Investimentos para 2011, tenha efeitos positivos, ou seja, que promovam no mundo do trabalho mais açorianos e melhor qualificados.