A Deputada do PS/Açores, Vera Bettencourt, garantiu hoje que o Plano de Investimentos para 2011 confirma a aposta do Governo Regional na Juventude, uma área que tem merecido a adopção de medidas transversais a toda a governação.
“Pode-se afirmar que o Plano do Governo Regional dos Açores confirma a aposta na Juventude de uma forma consciente e responsável, sempre com vontade de fazer mais e melhor em benefício do desenvolvimento sustentável da Região Autónoma dos Açores”, afirmou a parlamentar socialista.
Falando no debate sobre o Plano e Orçamento para o próximo ano, Vera Bettencourt salientou, ainda, que os Governos Socialistas têm, ao longo do tempo, concretizado um conjunto de políticas que, pela sua transversalidade, estão orientadas para a juventude.
“Todas as medidas governamentais, desde que promotoras da melhoria das condições de vida dos Jovens, sejam nas áreas da educação e formação profissional, sejam no acesso à habitação ou na promoção do empreendedorismo, todas essas medidas, dizia eu, inserem-se nas políticas de juventude”, afirmou Vera Bettencourt.
Perante os deputados açorianos, a parlamentar socialista adiantou, também, que, no âmbito das propostas de Plano e Orçamento para 2011, que prevêem um investimento global com uma ordem de grandeza semelhante ao de 2010, há um esforço de investimento público para dar continuidade às políticas desenvolvidas.
Realçou que o Plano de Investimentos em debate consagra eixos que concretizam esta política de juventude, como os programas para acesso à habitação e ao arrendamento a jovens; a construção de equipamentos de apoio à infância e Juventude; a aposta consistente no Ensino Profissional; programas de estágios profissionais nos Açores, na Europa e EUA e a disponibilização de meios que permitam o desenvolvimento de competências tecnológicas nos jovens, entre outros.