O Partido Socialista de Ponta Delgada visitou no passado Sábado, dia 29 de Janeiro, a Freguesia dos Mosteiros. A iniciativa teve como objectivos aprofundar o conhecimento da realidade socioeconómica local, contactar com instituições e verificar o impacto de vários investimentos no desenvolvimento da freguesia.
A visita, que contou com a presença de dirigentes concelhios do PS e de vários autarcas concelhios e da freguesia, contemplou diversos encontros e reuniões de trabalho.
Entre os contactos efectuados destacam-se a Banda Filarmónica Fundação Brasileira, Banda Filarmónica Harmonia Mosteirense, Casa do Povo, Grupo de Escuteiros AEP 214, Instalações do Centro de Dia para Idosos, o Centro de Prestações Pecuniárias da Segurança Social e Unidade de Saúde. Os representantes do PS visitaram ainda a obra de pavimentação da zona da Pedra Queimada, que liga a Estrada Regional ao local do Pico de Mafra, de responsabilidade municipal mas que se encontra suspensa desde o Verão de 2008. As opções da edilidade para esta obra não vão ao encontro da vontade dos populares, revelando a indiferença do executivo camarário em ouvir a população”
A iniciativa do PS incluiu ainda diversos contactos informais com a população bem como visitas a vários locais da orla marítima da freguesia. A comitiva deslocou-se também ao Porto de Pescas e às instalações da Lotaçor, onde reuniram com pescadores locais.
Nesta iniciativa do PS foi ainda abordada uma polémica que neste momento opõe a Comissão de Encarregados de Educação dos Alunos da Escola do Primeiro Ciclo dos Mosteiros à Junta de Freguesia Local. Em causa está a indisponibilidade da Junta em ceder a utilização da sua carrinha de nove lugares para transportar alunos do primeiro ciclo, da zona de Santo Amaro e outras zonas necessitadas, para a Escola da Freguesia.
Desde Setembro de 2010 que os eleitos do Partido Socialista em Assembleia de Freguesia e em reuniões com a Junta de Freguesia, têm abordado esta situação tendo sempre obtido respostas furtivas do executivo.
Os representantes do PS acusam a Junta de Freguesia de “insensibilidade social por não disponibilizar o transporte de crianças em dias de Inverno quando dispõem de um veículo de nove lugares, ideal para o efeito, sem qualquer utilização. Esta postura da Junta nega o carácter de proximidade do Poder Local”.
Os socialistas adiantam que “as razões apresentadas para esta decisão são insensatas e não têm fundamento. As dificuldades financeiras alegadas são desmentidas pela própria Junta de Freguesia que ainda muito recentemente adquiriu um veículo automóvel para uso do seu presidente”.
Os socialistas concluem que “em qualquer freguesia a prioridade é disponibilizar à comunidade os meios de transporte da Junta, nomeadamente a idosos, crianças e associações locais, nos Mosteiros a prioridade é expor a carrinha de nove lugares no centro da freguesia e comprar um carro para o Presidente se deslocar.”
Perante estes factos os socialistas manifestaram “total solidariedade com os pais das crianças” adiantando “estarmos perante um mau exemplo de uma Junta de Freguesia que pensa primeiro em si e só depois na comunidade”. Os representantes do PS asseguraram ainda que “este assunto será levado a todos os órgãos municipais de Ponta Delgada como forma a levar o presidente da Junta de Freguesia à razão”.