O líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, anunciou hoje a apresentação de uma proposta no Parlamento para criação de um ninho de empresas no sector agrícola, para atrair jovens que queiram investir neste sector de actividade, com destaque para as áreas da diversificação.
“O objectivo desta proposta é criar condições para atrair mais jovens para a agricultura, não necessariamente para a fileira do leite, que tem regras muito específicas, mas para a diversificação agrícola”, afirmou Berto Messias, após uma reunião com a Associação de Jovens Agricultores da Ilha Terceira.
Em declarações aos jornalistas, Berto Messias adiantou que a criação deste ninho de empresas assume-se, assim, como um contributo para permitir incrementar as exportações da Região, ao mesmo tempo que assegura um maior abastecimento dos mercados locais, de forma competitiva.
Após o encontro, o líder parlamentar socialista adiantou, também, que o Grupo Parlamentar socialista está a trabalhar numa outra proposta de defesa dos produtos regionais a apresentar, brevemente, à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Esta proposta defende uma maior promoção para todos os produtos produzidos na Região, tendo em conta a grande credibilidade e imagem de qualidade que a Região tem no exterior do arquipélago, nomeadamente no Continente.
Berto Messias adiantou ainda que esta reunião permitiu ao Grupo Parlamentar do PS/Açores perceber que estão aprovadas 75 futuras instalações agrícolas e que, recentemente, foram aprovados 521 projectos de modernização, o que é bem demonstrativo da aposta no sector.