A candidata do PS/Açores à Assembleia da República, Vera Lacerda, defendeu que os investimentos dos governos socialistas no Departamento de Oceanografia e Pescas permitiram dotar a ilha do Faial de uma plataforma de referência mundial ao nível da investigação marinha.
Este investimento superior a seis milhões de euros suportados pelos governos dos Açores e da República “revelou-se essencial” para que a ilha do Faial disponha, actualmente, de uma instituição essencial para que se desenvolva um “cluster do Mar” nos Açores, afirmou Vera Lacerda aos jornalistas.
Depois de ter visitado as novas instalações do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, a candidata socialista lembrou que o PSD, ao longo deste processo, se limitou a criticar, enquanto os executivos socialistas continuavam a trabalhar neste importante investimento.
“As críticas e as dúvidas do PSD mostram-se, assim, totalmente descabidas e, depois de concluídas estas instalações, nunca se ouviu uma palavra de regozijo pela concretização deste investimento”, lamentou a candidata do PS/Açores.
Segundo Vera Lacerda, ao DOP deve caber um importante papel de liderança na criação de um verdadeiro “cluster” do Mar nos Açores, aproveitando todo o saber científico que dispõe, e que deve ir muito para além das Pescas, aproveitando todas as oportunidades que este sector oferece.
Apontou o exemplo da investigação marinha para a área farmacêutica, em crescimento em todo o mundo, e que os Açores, pelas suas características, podem aproveitar de forma substancial.