O líder parlamentar socialista, Berto Messias, garantiu hoje que, na questão da contaminação dos aquíferos da Praia da Vitória, a grande preocupação do PS/Açores é garantir que a água para consumo humano cumpra todas as regras de saúde pública.
No debate parlamentar, o Presidente da bancada socialista salientou que foi por essa razão que o Grupo Parlamentar do PS apresentou a proposta para que o Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS) fique encarregue de acompanhar esta matéria.
Segundo Berto Messias, o CRADS garante a necessária independência e imparcialidade nesta matéria, já que tem presentes na sua composição representantes de todos os sectores com intervenção na área do ambiente e científica, caso da Universidade dos Açores, bem com do poder autárquico.
“Como é possível que se diga que uma proposta para acompanhamento pelo Conselho Regional Desenvolvimento e Ambiente Sustentável dos Açores, que incluiu este leque de entidades, seja classificada de redutora?”, questionou Berto Messias.
Recorde-se que o CRADS é composto, entre outros, por representantes da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, da entidade reguladora dos serviços de águas e resíduos, da Universidade dos Açores, da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, de cada uma das organizações não-governamentais de ambiente e de cada uma das associações de consumidores com sede na Região Autónoma dos Açores.
Perante os deputados regionais, Berto Messias adiantou que o objectivo de transparência nesta matéria prova-se, também, pelo facto de ter sido o Grupo Parlamentar do PS/Açores a pedir, em primeiro lugar, que o LNEC, a empresa PraiaAmbiente e a Câmara Municipal da Praia da Vitória fossem ouvidos em sede de comissão parlamentar, o que já se verificou.
Segundo disse, mais uma vez, constatou-se que foram respondidas todas as questões relacionadas com a situação dos aquíferos da Praia da Vitória e considerou lamentável que a oposição teime em insistir nesta questão, apenas e só porque as respostas não lhe foram convenientes.
No debate participou, ainda, a deputada Isabel Almeida Rodrigues, para quem o que preocupa o PS/Açores é o “bem-estar das populações” e que, nesta matéria, a oposição virou as costas a qualquer espécie de diálogo.