O cabeça-de-lista do PS/Açores garantiu, esta quarta-feira, que os governos do Partido Socialista sempre estiveram ao lado dos produtores de leite da Região, como ficou provado pelos montantes de quota leiteira transferida na última década para os Açores.
“Nos últimos dez anos, das 126 mil toneladas de quota leiteira transferida para os Açores, nos governos do PSD foram apenas transferidas 10 mil toneladas e nos governos do PS foram transferidas 116 mil toneladas”, afirmou Ricardo Rodrigues.
O candidato socialista falava aos jornalistas depois de ter iniciado cedo este dia de campanha, com contactos com produtores num posto de leite da freguesia dos Arrifes, em São Miguel.
Depois de considerar que a produção de leite é um “sector fundamental na economia dos Açores”, Ricardo Rodrigues salientou que estes montantes de quota transferida são bem demonstrativos de qual o partido que está em melhores condições para defender os interesses do sector.
“Temos dificuldades pela frente, já que a União Europeia vai discutir dossiers muito importantes para o sector agrícola, como o fim do regime de quotas leiteiras e os acordos com o Mercosul”, lembrou o candidato do PS/Açores, para quem estes desafios dão aos “políticos mais responsabilidades para defender os interesses dos Açores”.
Acompanhado da candidata Piedade Lalanda, Ricardo Rodrigues perguntou, também, se agricultores açorianos se lembram o que fez o CDS e o PSD, quando estiveram no Governo da República, pela Agricultura nos Açores.
“O Governo do PSD até teve um ministro da Agricultura açoriano. O que é que ele fez pelos Açores?”, questionou Ricardo Rodrigues, ao salientar que esta acção de campanha nos Arrifes pretendeu, assim, demonstrar que os “agricultores podem continuar a contar com o Partido Socialista”.
Depois dos contactos no posto da recolha de leite, os candidatos socialistas dedicaram o resto da manhã a campanha de rua na freguesia dos Arrifes, antes de se deslocarem para a Povoação, onde têm agendada, à noite, uma sessão de esclarecimento.