O líder do Grupo Parlamentar do PS/Açores apontou, esta quinta-feira, a construção do novo hospital da ilha Terceira como um exemplo de investimento com benefícios para os açorianos, que vem provar a correcta aplicação dos recursos públicos na Região.
“É de realçar a importância que tem, nesta fase difícil que o país atravessa, o investimento público verdadeiramente reprodutivo e consequente”, salientou o deputado Berto Messias aos jornalistas, após ter visitado a obra do futuro hospital da Terceira.
Depois de avançar que esta obra está a decorrer dentro dos prazos previstos e que deverá ficar concluída no início de 2012, o parlamentar socialista reiterou que Açores “têm tido um percurso de rigor e de correcta aplicação dos seus fundos em investimentos que valem a pena e que transformam para melhor a Região”.
“Este investimento permitirá melhorar significativamente os cuidados de saúde aos utentes da Terceira e do Grupo Central, assim como as condições de trabalho dos profissionais de Saúde”, disse Berto Messias, para quem, com este novo hospital, os Açores passarão a ter uma unidade de saúde ao nível do melhor da Europa.
Orçada em cerca de 65 milhões de euros, a nova unidade hospitalar, com uma área de construção 47.100 metros quadrados, terá 241 camas em quartos individuais ou duplos, com instalações sanitárias privadas, 46 gabinetes de consulta e seis salas no bloco operatório, disponibilizando ainda cerca de mil lugares de estacionamento.
O futuro Hospital da Ilha Terceira terá ainda três áreas de urgência, para obstetrícia/ginecologia, pediátrica e geral. Disporá de diagnóstico e terapêutica em Biologia Molecular e Citogenética, Hemodinâmica e Angiocardiografia, Medicina Hiperbárica, Nuclear Radioterapia, bem como Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética (RM).