O líder parlamentar do PS/Açores considerou desnecessária a urgência de aprovação de uma comissão eventual para acompanhar as políticas de coesão, uma vez que o Plano Estratégico para a Coesão dos Açores (PECA), mandado elaborar pelo Governo Regional, está fase de consulta pública.
“Sendo ainda uma anteproposta e estando este documento em consulta pública, não me parece que esta matéria tenha de ser votada com urgência, sendo mais adequado que baixe à Comissão Parlamentar para ser discutida em sede própria”, explicou Berto Messias.
No debate sobre o pedido de urgência de uma iniciativa para a criação desta comissão eventual, o Presidente da bancada socialista assegurou, ainda, que o “PS/Açores reconhece e sabe a importância que têm as políticas de coesão para os Açores”.
“Aliás, falar de coesão é falar de um património inquestionável do Partido Socialista”, garantiu Berto Messias, que recordou as palavras do Presidente da República sobre esta matéria na recente visita realizada às ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.
“Foi o próprio senhor Presidente da República que reconheceu que não é uma tarefa fácil desenvolver ilhas tão pequenas, mas que tinha a noção que as políticas implementadas pareciam estar correctas”, recordou Berto Messias.
Recentemente, o Grupo Parlamentar dedicou umas jornadas parlamentares, nas Flores e Corvo, a analisar as polícias de coesão implementadas na Região e a debater o Plano Estratégico para a Coesão dos Açores.