O líder parlamentar do PS/Açores manifestou-se, esta quinta-feira, convicto que os cinco milhões de euros investidos na Agualva permitem mais segurança na freguesia da ilha Terceira e reduzem significativamente o risco de novas cheias como as verificadas em Dezembro de 2009.
“Nunca sabemos o que a natureza nos reserva, mas julgamos que foram acauteladas questões muito importantes para a segurança das populações desta zona”, salientou Berto Messias, que falava aos jornalistas depois de uma visita dos deputados socialistas às obras de recuperação efectuadas na freguesia.
Segundo disse, o Governo Regional dos Açores, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia da Agualva “têm sido incansáveis na resolução de todos estes problemas e muito brevemente terão todas as intervenções terminadas e a situação totalmente normalizada”.
Durante a visita às zonas afectadas pelas enxurradas, os parlamentares do PS/Açores constataram que a grande maioria das intervenções definidas já estão feitas, com especial destaque para o alargamento e consolidação da ribeira, para a intervenção na Rua do Saco e na Rua dos Moinhos, ou seja, as três zonas mais atingidas e que provocaram maiores danos. Já está a decorrer a bom ritmo a intervenção na Rua da Igreja, outra zona importante.
“Estas são intervenções muito complexas, que implicam custos muito acrescidos e que têm de ser feitas em pouco tempo. Recordo que o investimento público na Agualva, nas obras de recuperação das enxurradas, ascende a cinco milhões de euros”, destacou Berto Messias.
De acordo com o Presidente da bancada socialista, as recentes chuvadas de Outubro permitiram testar as obras feitas e verificou-se que, principalmente na ribeira, responderam bem e garantem, com mais eficácia, a segurança da população.
“Não sabemos o que acontecerá no futuro, tendo em conta a imprevisibilidade dos fenómenos metereológicos que por vezes tem uma violência incontrolável, mas os investimentos que estão feitos na Agualva, que resultam de um grande esforço financeiro do Governo e da Câmara Municipal, dão importantes garantias de segurança às populações desta freguesia e permitem acautelar da melhor forma situações parecidas no futuro”, concluiu.