O deputado do PS/Açores, Carlos Mendonça, afirmou hoje que as políticas desportivas implementadas pelo Governo Regional permitiram que 40 por cento dos atletas federados sejam dos escalões de formação, valor muito superior ao verificado no resto do país.
“Podemos nos orgulhar das políticas desportivas que este Governo, ao longo dos anos, tem colocado em prática e os números comprovam claramente este sucesso. Quarenta por cento dos atletas federados na região são de escalões de formação, em comparação com os 22 por cento do Continente e os 28 por cento da Madeira”, salientou o deputado do PS/Açores.
Numa intervenção em plenário, Carlos Mendonça realçou, ainda, que os Açores dispõem da taxa de participação absoluta mais elevada do país, com 21.844 atletas federados.
“Existem 257 clubes com actividade repartida por 8 ilhas, dos quais 190 celebram Contratos Programa com os serviços de desporto relativos a apoios à actividade de treino e competição dos escalões de formação, correspondendo a mais de 850 equipas”, realçou o parlamentar socialista.
No debate do Plano e Orçamento para 2012, Carlos Mendonça salientou, ainda, que este documento proposto pelo Governo Regional ascende a 12 milhões de euros, totalizando, ao longo da legislatura, quase 58 milhões e meio de euros na promoção e desenvolvimento do desporto açoriano.
“O Plano para 2012 pretende manter a facilidade de acesso às instalações ou às actividades desportivas sem qualquer tipo de discriminação, incluindo os açorianos que apresentam potencialidades, assim como às pessoas com deficiência, com vista a combater as assimetrias regionais e contribuindo para a inserção social e coesão nacional”, reforçou o deputado do PS/Açores.
Perante os deputados açorianos, Carlos Mendonça destacou, também, que a actividade competitiva nacional de regularidade anual movimentou durante a época 2010/2011, um total de 51 equipas.
“O grande objectivo de afirmar o desporto açoriano no contexto nacional e internacional está a ser plenamente alcançado como o demonstra as classificações em 2010/2011 (a melhor época de sempre para as equipas açorianas). Estas participações nacionais e as provas regionais terão originado 21.257 desembarques de passageiros, ou seja, 3,95% do total de desembarques numa época desportiva”, concluiu Carlos Mendonça.