A Agricultura açoriana vai absorver um total de 635 milhões de euros de investimento público no conjunto da actual Legislatura, 153 milhões dos quais para investimentos no próximo ano, anunciou o deputado do PS/Açores, Duarte Moreira.
“O sector agro-pecuário regional permanece como a mais importante fonte de riqueza dos Açores, contribuindo, de forma significativa, para o Valor Acrescentado Bruto gerado nas nossas ilhas”, salientou o parlamentar socialista, no debate das propostas de Plano e Orçamento para 2012.
Com estes montantes, garante-se a continuidade dos investimentos em áreas importantes como o ordenamento agrário, através dos investimentos na melhoria e desenvolvimento de infra-estruturas, bem como os fundos necessários para a modernização das explorações agrícolas e florestais, através da comparticipação dos investimentos dos agricultores, adiantou Duarte Moreira.
Na sua intervenção, o deputado do PS/Açores recordou, ainda, que a reestruturação verificada na fileira do leite levou ao aumento da produção e da comercialização de leite, que passou dos 490 milhões de litros comercializados em 2004, para os 535,1 milhões de litros em 2010, o que se traduz num aumento da competitividade de toda a fileira.
“Foi ainda graças à reestruturação levada a cabo pelos governos regionais que se verificou o aumento da produção média por exploração, que passou de 94 mil litros em 2004 para os 155 mil litros em 2010”, assegurou Duarte Moreira, ao salientar que o preço médio pago ao produtor, para o mesmo tipo de leite, é idêntico ao praticado no continente, indicador da competitividade do sector leiteiro regional.
De acordo com o deputado socialista, o trabalho que está a ser levado a efeito na reestruturação e modernização do sector leiteiro regional é a melhor forma que a região tem de se preparar e defender contra o provável desmantelamento do regime de quotas.
“Só um sector moderno, que aposta na qualidade e na redução de custos, poderá contrariar o desmantelamento do actual sistema, sendo certo que o PS/Açores defenderá, junto do Governo da República e das instâncias europeias, a sua manutenção, sem contudo tirar os olhos do dia seguinte, preparando todos os cenários e não enganando os produtores com as eventuais janelas de oportunidade”, defendeu.
No debate parlamentar sobre a Agricultura, Duarte Moreira destacou, por outro lado, que os Açores são a região do país com a mais elevada taxa de jovens agricultores, já que, de acordo com os dados do recenseamento geral da agricultura de 2009, cerca de 25% dos agricultores do arquipélago têm menos de 45 anos, enquanto no continente essa taxa é de apenas 9%.
“Nos Açores, apenas 24% dos agricultores têm mais de 65 anos, enquanto no continente a taxa de agricultores com mais de 65 anos é de quase metade (48% dos agricultores têm mais de 65 anos)”, explicou o deputado eleito pela ilha de Santa Maria.