A Secção da Ribeira Grande do Partido Socialista considera muito positivo que, num ano de restrição financeira muito severa, a Câmara Municipal tenha garantido o financiamento e tenha lançado a obra emblemática da via central do centro histórico da Ribeira Grande.
O projeto de requalificação da rua Direita, desde o largo de S. Francisco até ao largo 5 de Outubro é da autoria do gabinete do arquiteto Souto de Moura, um dos que tem maior reconhecimento mundial,tendo recebido no ano passado o Prémio Pritzker das mãos do presidente Obama.
A apresentação pública do projeto teve lugar no teatro Ribeiragrandense, ao contrário de quem afirma que numa obra desta envergadura não ter havido auscultação. A participação foi satisfatória, comparando com outras sessões públicas que têm sido convocadas, sobretudo por parte de comerciantes e moradores desta rua. À discussão pública acrescentou-se a participação escrita por todos os meios ao alcance, incluindo a internet.
Na vida pública são legítimas e salutares opiniões diferentes e algumas delas tão respeitáveis que foram acolhidas pelos autores do projeto. No entanto, é normal que nem todas sejam contempladas, porque em muitos casos, são opostas
Relativamente à crítica de falta de estacionamento, a secção do PS da Ribeira Grande lembra que existem seis parques nas imediações deste eixo principal e dentro do centro histórico, a distâncias que variam entre os 50 e os 200 metros desta via.
Em grande parte das cidades, as ruas comerciais estão inteiramente destinadas a peões, no mínimo não existe trânsito de veículos particulares, nem estacionamento. Seria ridículo imaginar circular de veículo particular numa grande superfície comercial, por maior que fosse.
Em democracia, a participação pública numa decisão é essencial e esta prática tem sido seguida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, o que lhe dá ainda maior legitimidade para a implementar. A partir daí não "vale tudo" para fazer oposição, incluindo a deturpação da verdade, ou por má fé, ou por ignorância.
Em política é positivo que haja debate e confronto de ideias contraditórias, mas não se pode deixar que a mentira fique sem resposta.
A secção da Ribeira Grande do PS reafirma o seu regozijo pela coragem da Câmara Municipal pela concretização da valorização do centro histórico da Ribeira Grande, onde a inovação e a modernidade dos novos equipamentos urbanos, da iluminação e das acessibilidades para os peões, ainda virão tornar mais evidente a riqueza do património construído recentemente classificado.