O líder parlamentar do PS/Açores reuniu, esta terça-feira, com o Comissário Europeu para a Agricultura, Dacian Ciolos, de quem obteve garantia de que o Estudo da Comissão Europeia sobre o eventual fim das quotas leiteiras vai incluir a análise dos impactos desta medida nos Açores.
Berto Messias falava aos jornalistas depois de, acompanhado pelo deputados europeus Luís Paulo Alves e Capoulas Santos, ter reunido, em Estrasburgo, com o Comissário Europeu para a Agricultura sobre as implicações para os Açores da anunciada abolição do regime de quotas de produção de leite.
“O Comissário para a Agricultura informou-nos que criou um grupo de peritos que vai fazer um estudo alargado sobre o eventual fim do regime de quotas na União Europeia”, explicou Berto Messias.
“Propusemos que, no âmbito desse trabalho, fosse feito também um estudo territorial que tivesse em conta as especificidades das regiões ultraperiféricas, caso dos Açores, onde a produção de leite representa 30 por cento do total da produção nacional”, adiantou o deputado socialista.
De acordo com Berto Messias, o Comissário Europeu para a Agricultura “aceitou de imediato” incluir no caderno de encargos sobre o estudo que vai solicitar ao grupo de peritos a análise da situação concreta dos Açores.
Além disso, Dacian Ciolos abriu a possibilidade de ser criada uma “ponte de entendimento”, em parceria com o deputado europeu Luís Paulo Alves e com o Governo Regional, para que se possam criar medidas que defendam os produtores de leite dos Açores no cenário pós quotas leiteiras.
“Foi, assim, uma reunião muito produtiva, com o senhor Comissário Ciolos a parecer muito sensibilizado com as especificidades de uma região ultraperiférica, que produz leite de óptima qualidade e que tem um peso considerável na produção do país”, afirmou.
Segundo Berto Messias, esse reconhecimento pelo Comissário Europeu da necessidade de estudar territorialmente o impacto do eventual fim das quotas leiteitas “constitui uma vitória importante nesta luta difícil”.
“Temos aqui boas perspectivas de acautelar os interesses dos nossos produtores, caso se venha a confirmar o fim das quotas”, realçou Berto Messias, para quem está em causa “uma matéria que carece de um trabalho constante de defesa dos produtores de leite”.
Em declarações aos jornalistas, o deputado salientou, que este estudo solicitado pelo Comissão Europeia deverá incluir respostas que são necessárias para que a dinâmica deste sector nas regiões mais periféricas continue a permanecer e para que não sofram as consequências do fim das quotas.
Há uma maioria de Estados que continua a decidir pelo fim das quotas, mas a verdade é que a questão central para os Açores é continuar a ser uma região produtiva, que detém um excelente aparelho produtivo, e que quer continuar a ter lugar no mercado, mesmo que alterem o actual regime, afirmou Berto Messias.
Hoje demos um passo importante ao ficar previsto incluir no estudo da Comissão Europeia respostas para esta questão que tem sempre sido vista de forma sectorial e que esta reunião serviu para ser abordada ao nível do território, concluiu.
Na reunião de Estrasburgo, Berto Messias entregou a Dacian Ciolos o relatório sobre a Agricultura açoriana elaborado, recentemente, pelo Grupo Parlamentar do PS/Açores.
Após o encontro, Berto Messias destacou, ainda, a importância da diversificação agrícola em matéria de abastecimentos locais e a relevância dos apoios comunitários para a promoção dos produtos regionais.