O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, considera que “a grande maioria das Freguesias dos Açores são um bom exemplo para país”, pelo apoio de proximidade que garantem aos cidadãos e pela dinamização comunitária e social que promovem.
“A forma como se organizam, a vida comunitária, cultural e social que promovem e o apoio de proximidade que garantem aos cidadãos, constituem uma mais-valia importante que não pode ser posta em causa pela arrogância ou insensibilidade de um Governo da República que quer alterar o mapa autárquico com critérios de régua e esquadro, sem ter em conta as reais necessidades das populações”, afirmou Berto Messias.
Segundo disse, os custos de funcionamento das Freguesias açorianas são irrisórios e praticamente irrelevantes no todo nacional e o “contributo dos Açores para o grande desequilíbrio das contas públicas nacionais é nulo e, por isso, não pode pagar o justo pelo pecador”.
O líder parlamentar socialista falava aos jornalistas numa visita do Grupo Parlamentar do PS à freguesia do Porto Judeu, em Angra do Heroísmo, no âmbito de um ciclo de visitas que os deputados socialistas estão a fazer a todas as Freguesias da Ilha Terceira.
“Sabemos que o nosso país está a ser alvo de uma intervenção externa que recomenda uma alteração no mapa autárquico nacional, mas não se pode abordar esse assunto nos Açores da mesma forma que se aborda no continente”, defendeu o parlamentar do PS/Açores.
“Nós temos características muito próprias e, por isso, as nossas Freguesias não podem ser vistas da mesma forma que as freguesias do continente e lamentamos que o Governo da República não tenha consciência disso, como se prova pela proposta que apresentaram sobre esta matéria”, alertou o dirigente socialista.
Messias disse, ainda, que “alterar o mapa autárquico nos Açores, em algumas zonas, é acabar com comunidades que se organizam e mobilizam em torno das dinâmicas da Junta de Freguesia. Nós não permitiremos que isso aconteça e estamos prontos e determinados para travar este combate político exigente em defesa da nossa terra, das nossas Freguesias e das nossas populações”.
Os deputados socialistas estiveram no Porto Judeu, onde reuniram com a Junta de Freguesia para se inteirarem dos projectos para a freguesia, visitaram algumas das infraestruturas realizadas, nomeadamente a sede da Junta, o pavilhão desportivo e a rede viária, e alguns dos futuros investimentos, tais como o Centro Social e o Porto de Pescas. Os deputados do PS/Açores eleitos pelo círculo da Terceira reuniram, ainda, com as Instituições do Porto Judeu.