O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, exigiu que o Governo da República suspenda a decisão de aplicar a concentração do horário de emissão da RTP/Açores e reanalise este assunto, não apenas na perspectiva economicista, mas considerando a importância que a mesma tem para a identidade do Povo e da Autonomia dos Açores.
“É com grande pena que vemos a RTP/Açores reduzida a uma simples parcela de uma conta de diminuir feita pelo Governo da República”, afirmou Vasco Cordeiro, aos jornalistas em Vila do Porto, ilha de Santa Maria.
Segundo disse, a decisão de reduzir a emissão do centro regional a uma simples “janela” não tem em conta a importância que a RTP/Açores tem e que transcende em muito o papel de uma mera estação de televisão.
“A RTP/Açores, como um elemento que contribui para o fortalecimento da identidade regional, não é uma simples estação de televisão”, alertou Vasco Cordeiro, para quem estão em causa “cortes cegos que não atendem à realidade social e cultural dos Açores”.
“Seria muito conveniente que o Governo da República fizesse um compasso de espera e atendesse a esta realidade social e cultural dos Açores, assim como à importância que a RTP/Açores tem para a nossa Autonomia, e pudesse analisar este assunto não apenas com uma perspectiva que se limita à despesa”.