O PS/Calheta congratula-se pela excelente concretização de dois projetos de interesse relevantes para a Ilha de São Jorge, particularmente para o Concelho da Calheta. Trata-se da entrada em funcionamento das novas instalações da Creche e Jardim da Casa da Providência de São José, bem como do Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, obras inauguradas por sua Excelência, o Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores. É um momento marcante e de grande significado para todos nós, consubstanciado no valor da missão social destas Instituições.
Quando o PS assumiu funções governativas, existia apenas uma valência de serviço social por cada 1200 habitantes da Calheta, hoje são sensivelmente pouco mais de 200 pessoas por valência, dados que espelham bem o trabalho e o investimento em prol da melhoria das condições existenciais das pessoas, neste caso dos jorgenses. Como afirmou o Sr. Presidente do Governo “não há poupança útil de que resulte a diminuição da condição humana – não se poupa na condição humana”.
Na prossecução das políticas sociais dos Governos do Partido Socialista foram apoiados investimentos em Creches, Jardins de Infância, Centro de Acolhimento Temporário para crianças e Jovens, Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas portadoras de deficiência, Centro de Dia e Apoio ao Domicilio para idosos. Hoje, vive-se com melhor qualidade de vida no concelho da Calheta fruto do trabalho e da cooperação entre as nossas instituições e o Governo do Partido Socialista.
O Lar de Idosos da Calheta, há muito sonhado e ambicionado por toda a população deste Concelho, tornou-se finalmente uma realidade que excedeu as espectativas, no âmbito das suas condições de alojamento e de prestação de serviços.
Apesar dos tempos difíceis em que vivemos, assistimos a obras em curso e em breve outras se iniciarão, sempre com os olhos postos nas nossas gentes e nas suas necessidades. Continuaremos presentes e com determinação para lutar pelo desenvolvimento da nossa terra e pelo futuro das pessoas, que são a nossa principal preocupação.