O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Francisco César, lamentou, esta quarta-feira, que o PSD/Açores continue a denegrir a situação financeira da Região, quando várias as entidades nacionais e internacionais atestaram o equilíbrio das finanças públicas regionais.
“O Governo Regional, o Instituto Nacional de Estatística, o Banco de Portugal, o Eurostat, a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e o próprio Governo da República estão todos errados e a Dra. Berta Cabral, afinal totalmente isolada, é que acha que tem razão”, ironizou Francisco César.
O deputado do PS/Açores, que falava no debate parlamentar sobre a Conta da Região de 2010, salientou que a estratégia do PSD/Açores passa, assim, por continuar a “denegrir os Açores e o Governo Regional na tentativa de, com isso, tentar conseguir obter alguns votos” para as eleições e Outubro.
Francisco César recordou, ainda, que foi o Primeiro-Ministro, quando veio aos Açores na qualidade de Presidente do PSD, que admitiu que a situação financeira da Região é muito diferente da que se verifica na Madeira e no Continente.
“Apesar desta constatação feita no próprio Congresso Regional, a líder do PSD/Açores até já anunciou que pretende um resgate financeiro para a Região”, lamentou Francisco César, ao alertar que esta situação agravaria as condições de vida dos açorianos, como se está a verificar com os madeirenses.
No debate sobre a Conta da Região, o deputado do PS/Açores assegurou, por outro lado, que o próprio Tribunal de Contas já negou os valores apontados pelo PSD/Açores sobre a dívida e as responsabilidades da Região, apesar dos sociais-democratas continuarem a insistir no mesmo argumento.