Luís Paulo Alves interpelou hoje na Sessão Plenária, em Estrasburgo, o Comissário do Emprego, Andor László, sobre a iniciativa do Presidente Durão Barroso para o combate ao desemprego jovem na União Europeia.
O deputado relembrou que "de uma forma chocante há uma geração de jovens, a quem já chamam de geração perdida, que está a ser obrigada a emigrar do meu país, que para além do drama humano e de problemas sociais e económicos a sua ausência criará um "gap" geracional com consequências imprevisíveis para a recuperação económica que Portugal precisa encetar". Luís Paulo Alves enfatizou que as preocupações da Comissão Europeia "vem em boa hora mas devem estender-se às Regiões".
O deputado açoriano aproveitou a ocasião para lembrar que "o Governo dos Açores apresentou em Março ao Governo Português um programa, no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia, para utilizar os instrumentos propostos no combate ao terrível flagelo do desemprego jovem, que a crise financeira actual fez também chegar a esta Região".
Luís Paulo Alves espera agora que "o Governo Português inclua este programa no plano nacional com a celeridade que o Presidente da Comissão Europeia recomendou e rapidamente cheguem a Portugal e aos outros Estados-membros, as respostas que os jovens europeus tanto necessitam e que o projecto europeu não pode recusar".