O PS/Açores vai realizar, no final deste mês, a Convenção ”Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios”, onde independentes entregarão ao candidato à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, o contributo para as linhas programáticas do Programa do Governo a apresentar aos Açorianos nas eleições de Outubro.
Em conferência de imprensa, Sérgio Ávila adiantou que, em Maio de 2011, o PS/Açores deu início a um ciclo de debates e de reflexão intitulado “Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios”, que se constituiu como um fórum de debate aberto sobre o futuro dos Açores, na perspectiva de recolher contributos válidos que correspondam aos novos desafios que se colocam ao desenvolvimento da Região.
“Desde então, esta iniciativa percorreu os concelhos e as ilhas dos Açores, debatendo, com a participação de milhares de açorianos, temas de grande importância para o futuro da nossa Região e os novos desafios que se colocam ao nosso desenvolvimento, como o potencial do Mar, a criação de Novos Mercados, a dinamização do Emprego, os Custos de Insularidade, Saúde, Educação, Agricultura e a Coesão Territorial, Apoio Social, entre muitos outros temas”, explicou o coordenador do ciclo de conferências.
“Contamos com a colaboração de personalidades de todos os sectores de actividade, com uma experiência e um percurso que constituiu uma valorização à reflexão efectuada, apontando soluções práticas e exequíveis e, acima de tudo, acrescentando valor às propostas materializadas no projecto de renovação e ambição que o PS/Açores dá corpo para cada uma das nove ilhas dos Açores”, disse Sérgio Ávila, no encontro com os jornalistas.
O dirigente socialista anunciou que, para concluir esta fase de realização dos debates e reflexão integrados neste ciclo de conferências, o PS/Açores vai realizar a Convenção do “ Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios”, a 29 e 30 de Junho e 1 de Julho, no Açor Arena, em Vila Franca do Campo.
“Esta iniciativa permitirá integrar no mesmo espaço de debate os cidadãos independentes que colaboram na concretização deste ciclo de conferências, os elementos que integram a Comissão de Honra de Apoio à Candidatura de Vasco Cordeiro a Presidente do Governo e todos os Açorianos que desejam contribuir para este projecto”, realçou.
De acordo com Sérgio Ávila, na linha de estratégia que o PS/Açores tem seguido de abertura à renovação de pessoas e políticas, esta Convenção terá, assim, uma forte componente de cidadãos independentes que se manifestaram disponíveis a contribuírem para este projecto pelo futuro da Região.
“Este tem sido, aliás, ponto de honra da actuação política do PS Açores: a abertura à sociedade em todas as áreas, recolhendo contributos de quem está no terreno e sente, no seu dia-a-dia, as dificuldades e as oportunidades que surgem na sua Região”, garantiu.
A Convenção permitirá o aprofundamento do debate abrangente que foi realizada no último ano, e vai, entre muitos outros temas, abordar quatro vectores estruturais estratégicos ao processo de desenvolvimento, nomeadamente, as Potencialidades Naturais (Mar, Biodiversidade e localização geográfica), a Dinamização da Criação do Emprego, o Aumento da Competitividade das Exportações para Criar Novos Mercados e a Consolidação de uma Região Social.
Neste debate participarão como convidados diversos professores universitários, investigadores, empresários, gestores, dirigentes de IPSS e Misericórdias, sindicalistas, entre outros interlocutores da sociedade açoriana.
Na Sessão de Encerramento da Convenção, a 01 de Julho, será entregue ao candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, as conclusões deste ciclo de debates que constituirão um contributo para a definição das bases programáticas do Programa do Governo 20012-2016, que será submetido à consideração dos Açorianos e Açorianas.
Este documento vai constituir uma base de trabalho que será, após a Convenção, colocado à disposição de todos os Açorianos que pretendem também participar com o seu contributo para aprofundar e complementar este documento orientador da acção executiva na próxima legislatura.
“Com esta iniciativa possibilitamos que todos os Açorianos possam participar activamente neste processo e contribuir, assim, com as suas ideias para que o projecto do PS/Açores seja cada vez mais um projecto em que todos os Açorianos colaborem, participem e se revejam”, concluiu Sérgio Ávila.
Ponta Delgada, 06 de Junho de 2012.