O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional anunciou, esta quarta-feira, que o seu Governo vai criar o programa “Formar para Empreender” para garantir aos jovens formandos as condições necessárias para a criação das suas próprias empresas.
“Na prática, este programa vai permitir dotar os jovens de uma formação prática com as noções e conceitos para que possam tornar-se empreendedores, lançando os seus negócios”, adiantou Vasco Cordeiro aos jornalistas, após uma visita à Escola Profissional da Horta (EPH).
Segundo disse, as escolas profissionais dos Açores são, assim, o “espaço propício” para se desenvolver o Programa “Formar para Empreender”, que, à semelhança do que já existe no Ensino Regular, poderá dar um contributo válido para criação de emprego e de riqueza nos Açores.
Depois de ter reunido com os responsáveis da EPH, Vasco Cordeiro anunciou, ainda, que pretende criar a figura do Tutor da Formação para um acompanhamento pessoal e personalizado de cada formando do Ensino Profissional, com o objectivo de facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.
“Será uma figura que acompanhará cada jovem que recorre à formação profissional, não só no seu percurso formativo, mas também na procura de emprego, apoiando e direccionando para as melhores opções que forem surgindo”, disse Vasco Cordeiro.
O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo defendeu, também, uma maior articulação entre o Ensino Regular e o Ensino Profissional, sobretudo, quando existem áreas quando se tocam, como o programa PROFIJ - Programa Formativo de Inserção de Jovens.
“Julgo que existe toda a conveniência que esta articulação seja reforçada, mantendo a autonomia de objectivos e métodos de cada um dos ramos do ensino”, assegurou Vasco Cordeiro, ao salientar que o grande objectivo da Formação Profissional deve ser a empregabilidade dos formandos, ao nível da formação inicial dos jovens, da requalificação de desempregados e da valorização de activos.