O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, desafiou, esta quinta-feira, o PSD/Açores a “deixar a politiquice para outra altura” e a concentrar-se nas soluções para os problemas que os Açorianos sentem actualmente.
“Deixem os Açorianos julgar e ajuizar que património político e de governação eu trago orgulhosamente comigo, que propostas, que inovação, que nova ambição eu quero trazer os Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na Assembleia Legislativa, na sequência de uma declaração política da bancada social-democrata.
O deputado socialista adiantou que, perante isso, esta declaração do Presidente da bancada do PSD/Açores, Duarte Freitas, apenas lhe mereceu o seguinte comentário: “deixem os Açorianos julgar e concentrem-se nas soluções para os problemas que os Açorianos sentem hoje em dia e deixem a politiquice para outra altura”.
Segundo disse, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores utilizou a figura da declaração política apenas para fazer o “exercício da politiquice do costume que não é o que os Açorianas e os Açorianos necessitam neste momento”.
“O senhor deputado Duarte Freitas tentou justificar o injustificável e tentou dar uma ideia do posicionamento do PS nestas eleições, tentando fazer crer que, de um lado, estão os maus, e do outro, os bons, o que é um erro crasso em política”, afirmou Vasco Cordeiro no Parlamento.
O deputado do PS/Açores reconheceu que não esperava que Duarte Freitas fizesse uma “defesa fundamentalista da sua líder”, uma vez que ele próprio é a “prova viva que, face à República, os Açores não se encontrariam em boas mãos, caso a sua líder algum dia chegasse a Presidente do Governo”.
“O senhor é a prova viva que este PSD/Açores não defende os Açores e coloca os interesses do partido acima dos interesses dos Açores”, disse Vasco Cordeiro, numa referência ao facto da Presidente do PSD/Açores ter “sacrificado” Duarte Freitas por outra candidata aquando das últimas eleições para o Parlamento Europeu.