O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional anunciou, esta terça-feira, que pretende formalizar um Pacto com todos os intervenientes na Educação que permita garantir a estabilidade do sector ao longo de toda a próxima Legislatura.
“Pretendo, até final do primeiro semestre de 2013, ter uma elencagem de tudo aquilo que importa alterar e devem ser chamados todos os intervenientes neste sector a um Pacto que permita esta estabilidade”, afirmou Vasco Cordeiro, numa entrevista à RTP/Açores, na sequência da recente Convenção “Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios”.
Segundo disse, na Educação, a componente da estabilidade é “fundamental neste momento”, mas não deve ser decidida apenas por parte de quem tem a responsabilidade da definição política, mas sim “por todos os intervenientes neste sector”.
“Todos têm de estar conscientes de quais as alterações de legislação a fazer e que as mesmas se vão manter no resto da Legislatura – quatro anos”, explicou Vasco Cordeiro, ao salientar que, actualmente, os Açores têm boas escolas, a maior parte das quais modernas e bem equipadas.
“Temos, agora, também de virar a nossa atenção para o coração de todo o sistema de Ensino: os professores”, defendeu o candidato do PS/Açores, para quem “a forma como muito do trabalho está estruturado e muito do que se exige dos professores, muitas vezes, não é aquilo para que têm vocação”.
De acordo com Vasco Cordeiro, há possibilidade de aproveitar melhor o potencial e a vocação dos professores para ensinar, mas também de lhes exigir resultados.