O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional destacou, esta terça-feira, o “enorme potencial” que a estação da Agência Espacial Europeia (ESA) de Santa Maria apresenta para novas áreas de desenvolvimento da Região, como o aproveitamento do Mar.
“Esta estação, pela monitorização do espaço marítimo que faz, pode permitir alavancar uma das grandes apostas que quero reforçar na próxima Legislatura: o potencial que o Mar apresenta para o desenvolvimento da nossa Região”, adiantou Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas depois de ter visitado a estação da ESA.
Além do rastreio dos lançadores de satélites, esta estação da ESA de Santa Maria monitoriza focos de poluição marítima de hidrocarbonetos provocados por navios, principalmente na zona do Atlântico Norte.
Segundo Vasco Cordeiro, esta aposta de desenvolvimento estratégico dos Açores terá de ser assegurada através de uma complementaridade entre diversas áreas, entre as quais o recurso a tecnologias que possam servir sectores como o Ambiente e as Pescas.
“Santa Maria, fruto desta circunstância, tem todas as condições para ser uma alavanca deste desígnio estratégico dos Açores”, defendeu Vasco Cordeiro, durante uma visita à ilha, onde manteve também reuniões com a Associação Cultural Maré de Agosto, com a Associação de Pescadores de Santa Maria, com empresários de construção civil e visitou diversas freguesias na ilha.
Vasco Cordeiro já anunciou que pretende desenvolver uma estratégia para aproveitar este potencial do Mar para a criação de novos empregos sustentáveis e, consequentemente, de riqueza.