O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, visitou, esta quinta-feira, na cidade da Horta, o secretariado da regata Les Sables/Açores/Les Sables, e contactou com velejadores desta prova internacional que já atracaram na ilha do Faial.
Após estes contactos, Vasco Cordeiro afirmou que esta prova destinada a embarcações da Classe Mini 6,5 metros é mais um exemplo da centralidade que a ilha do Faial assume na estratégia para o aproveitamento das potencialidades do Mar, no âmbito do projecto governativo que tem para os Açores.
“A ilha do Faial tem um papel fundamental a desempenhar na área do turismo náutico nos Açores”, adiantou o candidato socialista, para quem os Açores têm, claramente, condições para serem uma referência nacional em áreas ligadas ao aproveitamento do Mar.
“A nossa Região pode ser uma referência nacional nas áreas do turismo náutico, no aproveitamento comercial dos recursos do mar e a conciliação entre políticas ambientais e o potencial económico”, adiantou Vasco Cordeiro, que dedicou esta quinta-feira a vários contactos na Ilha do Faial.
Segundo o candidato do PS/Açores, o seu executivo pretende encarar, assim, o Mar como um “desígnio regional” de modo a aproveitar as suas potencialidades para o crescimento económico e para a criação de emprego.
Recorde-se que Vasco Cordeiro já visitou, recentemente, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e o Clube Naval da Horta. Na ocasião, o candidato socialista considerou que as instituições ligadas ao Mar devem ser vistas como “verdadeiros embaixadores dos Açores” pela projecção que fazem da Região no exterior.