O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional recebeu, esta quarta-feira, o apoio da Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, num encontro em que Vasco Cordeiro defendeu o aprofundamento das parcerias com as instâncias comunitárias para a defesa dos interesses dos Açores.
“A política de relações externas que, como Presidente do Governo, defenderei para a Região Autónoma dos Açores passa por fomentar parceiras como as diversas instituições, como é o caso da Assembleia das Regiões da Europa, do Comité das Regiões, da Conferência das Regiões Ultraperiféricas, da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas e do Parlamento Europeu, através dos nossos eurodeputados”, afirmou Vasco Cordeiro.
O candidato socialista falava numa declaração conjunta, em Ponta Delgada, depois de ter recebido, em audiência, Michèle Sabban, do Partido Socialista francês e Presidente da Assembleia das Regiões da Europa.
Recorde-se que, no início de Julho, o Presidente do Grupo Parlamentar Socialista no Parlamento Europeu, Hannes Swoboda, manifestou também o seu apoio à candidatura de Vasco Cordeiro, no âmbito de uma visita de dois dias que realizou aos Açores centrada nas questões do crescimento económico e da criação de emprego.
Segundo Vasco Cordeiro, o reforço destas “parcerias e destas relações institucionais é fundamental para que os nossos interesses sejam, efectivamente, defendidos e para que possamos ter, também da parte da Europa, a compreensão que é necessária para estes mesmos desafios”.
No encontro com Michèle Sabban, Vasco Cordeiro reafirmou, ainda, a importância de se trabalhar com vista a uma “Europa das Regiões que diga respeito a cada um dos cidadãos e que se interesse e que compreenda as necessidades dos Açores, por exemplo, no sector das Pescas ou da defesa das quotas leiteiras”.
O candidato do PS/Açores destacou, por outro lado, o “grande trabalho realizado pela Assembleia das Regiões da Europa e pelo Governo dos Açores, no âmbito de um projecto que toca bem um dos principais desafios dos Açores, a criação de emprego jovem” – o Programa Eurodisseia.
Após o encontro, Michèle Sabban salientou que, ao nível da Assembleia das Regiões da Europa, os Açores são, frequentemente, apontados como um exemplo de políticas de Juventude e de Emprego.
“Os Açores têm uma importante política de Emprego e que devia ser importada por outras regiões”, defendeu Michèle Sabban, para quem “a presença dos Açores na Assembleia das Regiões da Europa é considerada essencial”.