O Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou um requerimento, esta segunda-feira, para o agendamento de uma interpelação ao Governo dos Açores, no próximo Plenário, sobre o memorando de entendimento e cooperação assinado entre o Governo dos Açores e o Governo da República.
Segundo o líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, “queremos promover esta interpelação ao governo, garantindo um amplo debate e esclarecimento em torno deste assunto, para que não restem quaisquer dúvidas sobre esta matéria”.
“Recorde-se que o Governo dos Açores fez questão de ir ao Parlamento, à Comissão de Economia, prestar esclarecimentos sobre este assunto, mas ainda assim achamos pertinente que este debate se faça no plenário e não temos dúvidas que o Governo está empenhado em prestar todos os esclarecimentos”, afirmou Berto Messias.
Messias disse ainda que “temos ouvido muitas afirmações públicas profundamente desconhecedoras e a tentativa de aproveitamento partidário e eleitoral sobre este assunto. Por isso, também, entendemos pertinente esta interpelação, para que não se ande a fazer afirmações erradas e politicamente desonestas e se faça um debate sério e aberto sobre esta matéria”.
“Não temos dúvidas que este acordo não põe em causa a nossa Autonomia e a nossa capacidade de sermos nós a gerir os nossos recursos, parece-me é que alguns partidos da oposição gostavam que assim fosse para que se pudessem aproveitar disso eleitoralmente, o que é uma postura partidária e politicamente lamentável”, alertou Berto Messias.