A secção da Ribeira Grande do Partido Socialista considera lamentável a falta de cobertura de cerimónias importantes que têm tido lugar no seu Concelho, por parte da RTP-Açores.
A cerimónia de inauguração da II fase do quartel do Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, teve a presença do Presidente do Governo Regional e constituiu um facto importante para a cidade e o Concelho. É mais um fator de progresso digno de ser salientado, uma infraestrutura que passou a contar com duas piscinas, uma delas de 25 metros e foi mais um investimento importante que o Governo Regional concluiu neste quartel.
Não pode, esta secção, admitir que a ausência repetida da RTP-Açores se deva a escolhas discriminatórias em relação a este Concelho, nem que tenha o propósito de desvalorizar ou omitir o que tem sido executado pelo Governo Regional na Ribeira Grande.
O Concelho da Ribeira Grande foi o que mais cresceu nos últimos anos em toda a Região Autónoma, aproximando-se do segundo lugar em todos os indicadores, desde a população, ao crescimento económico.
Enquanto a RTP-Açores transmite, com toda a justiça e critério de equilíbrio, os acontecimentos em todas as ilhas, é forçoso notar que a ilha de S. Miguel não se resume ao Concelho de Ponta Delgada, nem a cobertura noticiosa de factos ocorridos neste Concelho preenche qualquer “quota de tempo de antena” atribuído a cada ilha.
Esta falta da RTP-Açores é uma reincidência da sua ausência em dois anteriores importantes acontecimentos no Concelho:
A inauguração do Centro de Atividades Ocupacionais – CAO – da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, situado no centro da cidade da Ribeira Grande, igualmente presidida pelo Presidente do Governo Regional, salienta-se pelo investimento superior a dois milhões de euros e é um equipamento muito importante para apoio a quem tem necessidades de ajuda. É o quarto equipamento de apoio social a pessoas com deficiência a ser construído no Concelho, onde em 1996 não existia nenhum.
O lançamento da obra da creche da Casa do Povo da Maia, obra orçamentada em mais de meio milhão de euros vai reforçar a possibilidade de acesso a este tipo de unidade a 36 crianças e é a primeira de uma estrutura social de apoio à infância, à juventude e a idosos com o custo global de dois milhões de euros.
Numa altura em que se põe em causa o investimento do Estado a quem compete a proteção dos cidadãos, sobretudo dos mais fragilizados, considerando o investimento como “despesismo”, seria importante mostrar onde é aplicado o dinheiro dos contribuintes, em obras como estas três, que darão contributo importante ao bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e o reforço da sua proteção e segurança.
A secção da Ribeira Grande do Partido Socialista afirma o seu apoio à garantia de meios humanos e materiais da RTP-Açores que permita continuar o seu serviço em prol da unidade regional e de proximidade com todos os açorianos, mas salienta bem a necessidade de incluir a população do nosso Concelho no mesmo conjunto.