O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional anunciou, este domingo, que uma das suas primeiras medidas será o apoio à revitalização do comércio tradicional e da restauração, através de uma acção concertada com as associações empresariais e as autarquias locais.
Este apoio será no “sentido de melhorar a sua atratibilidade e rentabilidade, através de investimentos de urbanismo no espaço circundante, dinamização de campanhas de promoção e linhas de apoio financeiro direccionadas para o reforço da sua liquidez e valorização do emprego”, afirmou Vasco Cordeiro, na apresentação da proposta do Programa de Governo, em Ponta Delgada.
Perante mais de um milhar de apoiantes, adiantou que estas medidas integram-se na forte aposta na dinamização do tecido empresarial, por forma garantir as melhores respostas aos desafios emergentes da criação de emprego sustentável de todas as ilhas.
“Vencer os desafios com que a economia e as empresas açorianas estão confrontadas passa, também, pela criação de um novo Sistema de Incentivos alicerçado no próximo Quadro Comunitário de Apoio”, adiantou o candidato socialista que falava perante uma casa cheia no Teatro Micaelense.
Segundo disse, este Sistema de Incentivos vai disponibilizar incentivos que reforcem o apoio à rentabilidade das empresas e que potenciem a criação de mais valor acrescentado na sua actividade produtiva, incentivando os projectos de carácter estratégico para a economia regional que apostem nos factores dinâmicos de competitividade, e que contribuam para o alargamento da base económica de exportação.
“Tenho já referido que a sustentabilidade da Economia açoriana não está garantida apenas com um mercado interno de 245 mil pessoas”, adiantou Vasco Cordeiro, para quem isso faz com que seja “absolutamente determinante uma aposta redobrada na criação de condições para o reforço da nossa capacidade exportadora”.
“É também para a realização desse objectivo que contribui a criação, quer do Programa de Reforço da Competitividade das Empresas Açorianas, quer da Via Verde das Exportações, quer ainda, da Linha de Crédito à Exportação”, anunciou.
De acordo com Vasco Cordeiro, as duas primeiras medidas pretendem assegurar a redução dos custos de funcionamento e de contexto das empresas açorianas exportadoras, e o aumento a sua capacidade de exportação, enquanto que a Linha de Crédito à Exportação visa financiar as operações de exportação das empresas regionais em condições mais vantajosas, reforçando deste modo a sua competitividade externa.
Segundo disse, há, efectivamente, uma forma açoriana de fazer política e uma via açoriana para o desenvolvimento, que coloca as “finanças públicas ao serviço dos que mais precisam. Ao serviço das famílias, ao serviço dos idosos, ao serviço dos que se encontram numa situação de maior fragilidade social”.
“Um caminho que se trilha colocando as finanças públicas ao serviço da economia, ao serviço, em especial, das nossas pequenas e médias empresas”, assegurou o candidato socialista.