O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional garantiu, esta terça-feira, que o seu projecto representa a esperança e a confiança na Região e apelou aos Açorianos para que, no dia das eleições, tenham uma palavra a dizer na definição do seu futuro colectivo.
“14 de Outubro é o dia fundamental para o nosso futuro colectivo”, afirmou Vasco Cordeiro, perante mais de três centenas de apoiantes, que participaram num comício no concelho do Nordeste.
Tendo em conta a austeridade imposta pelo Governo do PSD, a questão que se coloca nestas eleições é, assim, saber “se queremos que aqui, nos Açores, se estenda o que se está a acontecer no continente e na Madeira”, salientou Vasco Cordeiro.
Depois de destacar o trabalho feito no Nordeste pelos governos do Partido Socialista, Vasco Cordeiro assegurou que o que move a sua candidatura é “aquilo que falta ainda fazer” para ganhar o futuro do concelho na área social, na melhoria das acessibilidades e no turismo.
Adiantou assim que, na próxima Legislatura, será possível promover a construção de um Centro de Noite na freguesia da Achada, assim como de uma creche na Vila do Nordeste.
Além disso, o candidato socialista adiantou que pretende avançar com a reabilitação da estrada regional entre a Pedreira do Nordeste e o concelho da Povoação, mas também com a melhoria das acessibilidades entre a Lomba da Fazenda e a Vila do Nordeste.
“Não com a construção de uma ponte de milhões e milhões de euros, que permitiria apenas poupar um minuto e trinta segundos de viagem, mas melhorando a estrada actual e as condições da sua sinalização, de circulação e de segurança”, assegurou Vasco Cordeiro.
De acordo com o candidato socialista, a forma como se pode explorar todo o potencial do Nordeste passa, também, pelo Turismo, caso da reabilitação da zona da Foz da Ribeira, que apresenta um elevado valor turístico para o concelho e para a ilha de São Miguel.
Vasco Cordeiro considerou que o Turismo é ainda um sector com desafios a vencer na Região, caso da diminuição da sazonalidade. Para isso, adiantou que pretende criar incentivos à realização de grandes eventos culturais e desportivos fora da época alta do turismo.
Além disso, anunciou a criação de um programa de formação profissional especializado para o Turismo, que deverá funcionar principalmente na época baixa, que vai permitir reforçar a qualidade dos serviços prestados e contribuir para a sustentabilidade das empresas do sector.
Vasco Cordeiro deixou, ainda, uma mensagem para a Juventude: “acreditem na nossa terra e no seu potencial para que possamos construir aqui um futuro”, concluiu.