O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, anunciou, esta segunda-feira, que pretende criar um novo programa para aumentar o emprego dos jovens açorianos, que vai intervir na fase seguinte ao Estagiar L e ao Estagiar T.
“Este novo programa consiste em atribuir um apoio financeiro às empresas que contratem jovens, nomeadamente, saídos dos Estagiar T e L, apoio que vai diminuindo durante um determinado período de tempo e conforme as empresas forem rentabilizando o trabalho desses jovens contratados e que, por essa via, vão assumindo uma maior responsabilidade no pagamento dos seus salários”, adiantou Vasco Cordeiro.
Perante cerca 750 apoiantes, o candidato socialista assegurou, ainda, que o seu Governo pretende manter os programas Estagiar L e T, alegando que constituem instrumentos “essenciais para promover o contacto dos jovens com o mercado de trabalho e, também, promover o emprego jovem”.
“É essencial termos um Governo que ajude a nossa Juventude a realizar o seu potencial de futuro e não um Governo de um partido que diz à Juventude que emigre porque não tem um futuro para lhes dar”, salientou Vasco Cordeiro na ilha do Pico.
Num discurso dirigido aos jovens, o candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional garantiu, assim, que acredita no “potencial que a Juventude dos Açores tem para dar para ganhar o futuro para a sua terra” e comprometeu-se a “trabalhar para realizar esse potencial”.
Na sua intervenção, Vasco Cordeiro fez, ainda, questão de realçar que o seu Executivo manterá e reforçará as políticas de apoio social aos idosos, no âmbito da sua estratégia de ultrapassar a actual conjuntura “sem deixar ninguém para trás”.
“Um Governo que se quer solidário, que reconhece o contributo que gerações anteriores deram com o seu trabalho e com o seu esforço para o desenvolvimento da nossa terra, é um Governo que só pode estar ao lado dos idosos, pensionistas e reformados”, assegurou.
De acordo com Vasco Cordeiro, esta visão é “importante em circunstâncias normais, mas, na actual conjuntura, é verdadeiramente essencial”.
No segundo dia oficial de campanha, o candidato socialista, assegurou, por outro lado, que na ilha do Pico “não faltam bons exemplos das razões pelas quais não podemos parar e temos de seguir em frente”.
“A começar pelo processo de reactivação dos Estaleiros Navais da Madalena”, processo que evoluiu com determinação e que, hoje, faz com que a “ilha do Pico tenha cada vez mais condições para retomar o lugar que é seu por direito histórico, na indústria de construção naval dos Açores”.
Vasco Cordeiro referiu-se, ainda, à LactoPico, para garantir que o seu Executivo, “com determinação e ambição”, vai ajudar esta cooperativa a vencer os seus “desafios do presente e do futuro”.
Após a sua intervenção, Vasco Cordeiro recebeu, em palco, o livro “O Mundo que eu vi”, oferecido por Genuíno Madruga, seu apoiante.