O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Miguel Costa, referiu esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que “vivemos tempos de novos desafios e exaltação dos valores autonómicos”.
Durante a discussão do Programa do XI Governo Regional, no parlamento açoriano, Miguel Costa defendeu que o Turismo e os Transportes são “dois vetores fundamentais da promoção da sustentabilidade económica da nossa Região”.
No Turismo e de modo a fazer frente aos constrangimentos existentes no mercado nacional, o deputado socialista argumenta que a aposta nas infraestruturas, realizada nos últimos anos, servirão para “alicerçar uma renovada e firme política na procura de segmentos de mercado com maior potencial”.
Considerando que o Turismo e o seu desenvolvimento “estão intimamente dependentes das acessibilidades aéreas e marítimas”, Miguel Costa salienta a orientação do Programa de Governo no sentido de promover ligações aéreas a mercados emissores a preços concorrenciais, bem como a aposta no turismo de cruzeiros cuja expressão tem vindo a aumentar no arquipélago.
Para o Vice-Presidente da bancada socialista, a formação de profissionais de Turismo, a promoção do destino Açores e o desenvolvimento da animação turística constituem apostas centrais do plano de ação do Executivo para os próximos quatro anos.
No que concerne à competitividade do sector pretende-se que seja incentivada através da valorização da “inovação, da criatividade e da diferenciação dos serviços turísticos, com particular destaque para a promoção da MARCA AÇORES.
Relativamente aos Transportes, Miguel Costa destaca o objetivo do Governo Regional na “diminuição dos custos de contexto”. A melhoria da eficiência nos Transportes Marítimos, conforme previsto no Programa de Governo, é “primordial para aumentar a competitividade económica”. Neste particular, Miguel Costa refere a importância da construção dos novos navios que irão operar no Grupo Central e que “garantirão condições de excelência, conforto e segurança”.
A nível dos Transportes Aéreos, o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS evidencia que o Governo Regional está consciente que o “serviço público comporta custos ainda muito elevados para os utilizadores e para a Região”, existindo, por isso, um grande potencial de diminuição dos preços dos bilhetes. Uma iniciativa que, aliás, já foi desencadeada pelo Governo Regional, mas que continua a aguardar, há vários meses, resposta positiva por parte do Governo da República da responsabilidade do PSD e do CDS.