O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores, Berto Messias, reuniu, esta terça-feira, com o líder parlamentar do PS na Assembleia da República, Carlos Zorrinho. No encontro, o primeiro que decorreu após as eleições regionais do passado dia 14 de Outubro, Berto Messias manifestou a preocupação dos socialistas açorianos com o esvaziamento das funções do Estado nos Açores no que concerne, entre outras, aos serviços de finanças, tribunais e aeroportos.
“A forma como o Estado tem vindo paulatinamente a demitir-se das suas responsabilidades na Região Autónoma dos Açores compromete, de forma grave, o relacionamento entre a República e a Região”, afirmou Berto Messias que considerou, ainda, que a crise não pode servir de desculpa para tratar os açorianos como portugueses de segunda com o atual Governo da República a abandonar sistematicamente as suas responsabilidades no arquipélago.
A situação da Base das Lajes foi outra das matérias abordadas na reunião. Berto Messias enfatizou a necessidade de, a nível nacional, serem salvaguardados os direitos dos trabalhadores da Base das Lajes. “O Governo da República tem que acautelar os impactos sócio económicos que estes despedimentos têm na ilha da Terceira e nos Açores”, afirmou o líder parlamentar açoriano.
O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores deslocou-se a Lisboa integrado numa comitiva da Assembleia Legislativa dos Açores para, em conjunto com os demais líderes parlamentares e com a Presidente da ALRA, apresentar cumprimentos à Presidente da Assembleia da República.