Em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que decorreu hoje de manhã, os Vereadores do PS votaram contra o Orçamento do Município para 2013.
Os socialistas registaram a maior abertura de negociação orçamental prévia implementada pelo Presidente da Câmara mas lamentaram “não ter foi possível chegarmos a acordo sobre as prioridades municipais para 2013”.
Os Vereadores do PS recordam que “o PS fez um esforço de consenso, apresentamos condições muito claras para apoiar o Orçamento em torno da melhoria do ambiente de negócios, da promoção do emprego e do reforço da solidariedade”.
Os socialistas registam que “o Presidente da Câmara apostou nas funções sociais, na coesão territorial e no ambiente”, adiantando que “nós achávamos prioritário a CMPD assumir-se como agente de contra cíclico em relação à forte austeridade que o Governo Central implementará em 2013”, adiantando que “analisando o Orçamento constata-se que há um forte desinvestimento no apoio social” concluindo que “não basta apregoar, é necessário concretizar o que se afirma”.
Para o PS, a análise orçamental revelou ”visões diferentes sobre as soluções para os problemas, o que naturalmente comprometeu o acordo entre as duas partes”.
Apesar do voto contra os Vereadores do PS registam “aspectos positivos que esperamos virem a ser cumpridos”.
Os socialistas afirmaram ainda que “nós reconhecemos que o enquadramento orçamental em 2013 será muito difícil mas consideramos que teria sido possível apresentar um orçamento que ajudasse mais as pessoas, que apoiasse mais as empresas e que defendesse melhor o emprego”.
Os Vereadores do PS concluíram que “perante a nossa leitura do Orçamento e face às medidas essenciais que defendemos desde o início da negociação não restou outra opção senão sermos coerentes e votarmos contra”.