Considerando que existem crianças no concelho que saem cedo para a escola, o que durante o período de inverno ainda é noite e que, em alguns casos, regressam a casa já escuro.
Respeitando o fato que existem lavradores que começam a sua labuta cedo, na maior parte das vezes, ainda antes do raiar do dia.
Atendendo a que existem pescadores que se fazem ao mar cedo, na maior parte das vezes, ainda de noite, tal como, muitos outros trabalhadores.
Pesando ainda que já muitos manifestaram o seu descontentamento face a esta situação.
Todavia, e tendo em conta que, realmente é necessário reduzir nos custos das despesas do Município, e que esta é uma fatura a ter em consideração.
Os Deputados Municipais do Partido Socialista apresentaram na Assembleia Municipal uma proposta de recomendação à Câmara para alteração da forma de gestão da iluminação pública no concelho da Calheta a qual foi aceite pela maioria. Assim, propuseram que a redução seja aplicada por diminuição do número de luminárias e não conforme se está a realizar, por redução horário de funcionamento.
Os Vereadores e Deputados eleitos pelo Partido Socialista à Câmara e Assembleia Municipal, também, votaram contra o Orçamento e Grandes opções do plano para 2013, por considerarem que o documento apresentado pela maioria PSD é opressivo para as nossas famílias e mantem vícios e custos caros aos bolsos dos calhetenses, nomeadamente dois vereadores a tempo inteiro e nomeações sem justificação aparente. No verso apresentamos a Declaração de voto vencido apresentado pelos nossos vereadores.