O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores, Berto Messias, afirmou, esta quinta-feira, que os Açores têm melhores resultados que a Madeira e o Continente em vários indicadores económicos e sociais. “Apesar das atuais dificuldades, os Açores têm uma taxa de desemprego (16,2%) inferior à média nacional (16,9%) e inferior à registada na Região Autónoma da Madeira” (19,7%). O líder parlamentar dos socialistas açorianos recordou que o desemprego continua no centro das preocupações do governo açoriano. “Ao contrário do que acontece a nível nacional, o Governo dos Açores elegeu o combate ao desemprego como uma prioridade. Foi, aliás, por isso que nos primeiros 100 dias de governação foi apresentada a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego cumprindo, deste modo, um compromisso que havia sido anunciado pelo PS/Açores no período eleitoral”, afirmou. Para o líder parlamentar do PS/Açores, “os números de desemprego exigem maior esforço e trabalho por parte de todos os agentes políticos. Esta deve ser uma prioridade. O tempo que vivemos exige mais responsabilidade de todos não podendo a oposição limitar-se à crítica fácil que não resolve nada. Todos os partidos podem e devem criticar, é legitimo que o façam, mas tem a obrigação de apresentar propostas concretas para reduzir os números do desemprego e infelizmente isso não tem acontecido”, alerta Berto Messias.
Lei das Finanças Regionais
“Ouvimos recentemente o Presidente do PSD Açores afirmar-se contra o fim do diferencial fiscal na Proposta de Lei da nova Lei das Finanças Regionais. Saúdo que o PSD Açores se tenha juntado ao PS Açores nesta luta de manter o actual diferencial fiscal. Esperamos, por isso, que nessa matéria, o PSD Açores consiga influenciar o seu partido a nível nacional para que não se cometa a injustiça com os Açores, de reduzir esse diferencial fiscal”, alertou Berto Messias.
Segundo o Lider Parlamentar do PS Açores, “não basta falar, não basta ter conversas de circunstância, é preciso ter a capacidade de influenciar o partido a nível nacional”.
Bloco de Esquerda mente aos açorianos
“Já não é a primeira vez que a deputada do Bloco de Esquerda nos Açores mente aos açorianos. Na ausência de propostas ou de discurso alternativo, a deputada Zuraida Soares opta pelo registo fácil, mas calunioso”, critica Berto Messias.
“O Partido Socialista sempre foi muito claro sobre a sua posição relativamente à revisão da Lei das Finanças Regionais e o que afirmou durante a campanha eleitoral é exatamente o mesmo que defende agora e não só defende como tem desenvolvido todas as diligências para defender os nossos interesses. O que tem de ficar muito claro é se os partidos dos Açores apoiam o Governo nas diligências que tem desenvolvido ou se preferem continuar a fazer guerrilha partidária inconsequente e circunstancial”, questiona Berto Messias
.