O Grupo Parlamentar do PS/Açores repudia o teor da nota informativa que o PSD/Açores distribuiu em S. Jorge e na qual alegava que o Presidente do Governo Regional teria dito, na Assembleia Legislativa dos Açores, “que o executivo não está disposto a investir um único euro no setor cooperativo”.
“É absolutamente lamentável que o PSD/A recorra, com má-fé, a expedientes mesquinhos como uma alegada transcrição enviesada e descontextualizada de afirmações do Presidente do Governo Regional com o único objetivo de confundir e enganar os jorgenses”, denuncia o deputado socialista André Rodrigues.
O Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, no último plenário na Assembleia Legislativa dos Açores, reiterou a total disponibilidade do Executivo para, em parceria com os produtores e com as cooperativas, trabalhar em conjunto para promover a sustentabilidade do setor cooperativo. “Desde a primeira hora que o Governo tem vindo a reunir com todas as partes envolvidas para, conforme compromisso assumido na campanha eleitoral, encontrar a melhor solução para o setor cooperativo. Já foram realizadas várias reuniões e, neste momento, está a ser ultimado o protocolo com vista à resolução do problema”, explicou André Rodrigues.
O que o Presidente do Governo afirmou, e é isto que o PSD/Açores maldosamente esconde, é que não haveria cheques para pagar dívidas. O que, também maldosamente, o PSD/Açores se “esqueceu” de referir foi a afirmação do Presidente do Governo segundo a qual o mais importante é garantir a sustentabilidade do setor cooperativo e que, para isso, o Governo dos Açores está pronto a ajudar, em parceria com as Cooperativas e com os produtores de leite. Isto é bem diferente da mentira que o PSD/Açores quer fazer passar.
Por último, o Grupo Parlamentar do PS/Açores não pode deixar de registar e lamentar, mais uma vez, a tentativa de aproveitamento político do PSD/Açores. “É vergonhoso que o PSD/Açores queira aproveitar-se das dificuldades do setor cooperativo para criticar o Governo recorrendo, para o efeito, à mentira. Em vez de propor soluções, este PSD com uma nova liderança continua, no fundo, a ser o velho PSD de sempre: maldizente e sem ideias”.
O Grupo Parlamentar do PS/Açores reafirma que continuará empenhado em trabalhar, em conjunto com todos os parceiros e agentes do setor, para encontrar as melhores soluções. “É isto que os açorianos, e os jorgenses em particular, esperam dos responsáveis políticos: sentido de responsabilidade”, declarou André Rodrigues.