O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Miguel Costa, considerou, esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, que “os momentos difíceis devem ser encarados de frente, com verdade e responsabilidade interventiva, com a firmeza que eleva os Açores, que garanta melhores condições de vida a todos os açorianos”. O deputado eleito pelo círculo eleitoral do Pico reafirmou que é isso que os açorianos esperam da classe política e “não um aproveitamento político dos seus momentos mais frágeis”.
Para Miguel Costa, “os desafios de hoje não se compadecem com comportamentos políticos desviantes, despropositados e descontextualizados, como o que alguns partidos teimam em apresentar”. Na intervenção realizada no debate do Plano e Orçamento, em matéria de Turismo e Transportes, o Vice-Presidente da bancada socialista defendeu que a conjuntura externa, a retração do crédito e a profunda crise nacional, provocam um enfraquecimento económico que se reflete obrigatoriamente no desempenho do setor turístico. Por isso, Miguel Costa enfatizou a necessidade de “reforçar e reorientar a aposta no Turismo, pelo seu papel fundamental na criação de riqueza e de postos de trabalho”. Uma aposta que, no seu entender, deve passar pelo aprofundamento da qualidade da oferta, conjugando o investimento público com a extraordinária capacidade empreendedora já demonstrada pelos açorianos.
O reforço da afirmação do destino Açores, onde a sua promoção será concentrada na Associação do Turismo dos Açores, o desenvolvimento do plano estratégico para o setor para 2014/2020 e a consolidação do segmento natureza, traduzem opções centrais vertidas nos documentos apresentados pelo Governo Regional.
Relembrando que o mercado nacional continuará a ter um peso fundamental no turismo dos Açores, apesar de todos os constrangimentos conhecidos por que passam as famílias portuguesas, Miguel Costa salientou as medidas que fazem parte da reformada estratégia de promoção, adaptada à nova realidade do atual e fragilizado mercado nacional, destacando-se a aposta no turismo de família e nos pacotes onde se incluam transportes aéreo e marítimo.
A nível dos transportes, o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/A enfatizou que “a diminuição dos custos de contexto são a principal missão do Governo dos Açores, porque o seu sucesso trará necessariamente o aumento da competitividade das empresas regionais e a melhoria do bem-estar das famílias”. No que concerne aos transportes marítimos, “a melhoria da eficiência nas suas vertentes de passageiros e mercadorias através da redução do seu custo, aumentando a competitividade da economia, é o fulcral desafio do Governo Regional”.
Ao nível dos transportes aéreos, Miguel Costa destacou que “a prioridade em 2013 passa por concluir a revisão das obrigações de serviço público para as ligações com o Continente e rever as obrigações de serviço público inter-ilhas, garantindo-se dessa forma a diminuição do preço dos bilhetes”.
Por último, Miguel Costa recordou que, quer nos Transportes, quer no que concerne ao Turismo, ninguém hoje tem dúvidas que estes setores só ganharam verdadeira dimensão com os governos socialistas.