O Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou, esta terça-feira, um requerimento na Assembleia Legislativa dos Açores, com o objetivo de saber qual o ponto de situação sobre o processo de descontaminação das zonas afetadas junto à Base das Lajes.
No requerimento apresentado, os parlamentares solicitam informações sobre o ponto de situação e quais as diligências efetuadas e as respostas obtidas junto das autoridades norte-americanas sobre esta matéria.
Para o líder Parlamentar do PS Açores, Berto Messias, “é inegável a ação célere do Governo dos Açores em parceria com o município da Praia da Vitória na realização de um estudo feito pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil que se revelou um instrumento fundamental não apenas para inventariar de forma científica os problemas existentes, mas também para fornecer as bases para as ações políticas conducentes à descontaminação e à reabilitação necessárias das zonas afetadas”.
“Depois desse trabalho é fundamental garantir que o processo de descontaminação decorre com normalidade, processo esse que deve ser assumido pelos norte-americanos”, afirma Berto Messias.
Para Berto Messias, “apesar das conclusões do estudo não indicarem a existência de poluição ou risco imediato sobre a água de consumo público no concelho da Praia da Vitória, é necessário monitorizar o processo de descontaminação e reabilitação das zonas afetadas e dos locais descritos como presumivelmente contaminados para que esse risco não aumente”.
Recordando os compromissos públicos assumidos pelas entidades norte-americanas no sentido de iniciar o processo de descontaminação, o Grupo Parlamentar do PS/Açores pretende, com esta iniciativa, obter mais informações sobre a atual situação do processo.
Para o Presidente do Grupo Parlamentar dos socialistas açorianos, Berto Messias, “é fundamental que sejam dadas garantias de que os compromissos assumidos pelos norte-americanos vão ser cumpridos e que a descontaminação e a reabilitação serão concretizadas o mais brevemente possível.” Berto Messias quer ainda garantias de que “este processo será acompanhado e monitorizado de modo a corrigir os problemas e a evitar que ocorram mais riscos sendo, por isso, necessário que se proceda à remoção de todas as infraestruturas desativadas existentes (militares ou outras), fora do perímetro militar, ao nível do solo e subsolo no concelho da Praia da Vitória”.