O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores defendeu, esta segunda-feira, que o Emprego é a principal prioridade do Governo Regional. Berto Messias, que falava após uma reunião que os deputados socialistas mantiveram com a administração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, recordou que, em matéria de emprego jovem, “a Região tem o grande desafio de trazer para os Açores todos os jovens que estão no exterior a estudar, mas que só irão regressar se cá tiverem oportunidades de emprego”.
Salientando que a criação de postos de trabalho não se resolve por decreto, o líder da bancada socialista no parlamento açoriano relembrou que o Governo Regional tem, no âmbito de políticas ativas de emprego, vindo a apresentar propostas concretas para fomentar o emprego na Região. “Os açorianos sabem que estamos a viver tempos muito difíceis fruto, essencialmente, das políticas de austeridade do Governo da República e da crise europeia. Em 2012, o País perdeu, no seu conjunto, mais de 200 mil postos de trabalho. Estas são circunstâncias de ordem excecional que exigem um elevado sentido de responsabilidade por parte de todos os agentes políticos”. Para Berto Messias, nos Açores, e apesar dos constrangimentos existentes, o Governo Regional tem tido a coragem de implementar políticas contra cíclicas como é o exemplo da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego com mais de 60 medidas concretas, das quais mais 40% já estão em execução. “Desde 2008 registou-se um aumento de cerca de 51% de jovens licenciados a trabalhar nos Açores. Este aumento de qualificação representa também um salto qualitativo em termos de recursos humanos. Temos, agora, o grande desafio de trazer para os Açores todos os jovens que estão no exterior a estudar mas que só voltam se cá tiverem oportunidades de emprego. Esta é, para nós, uma prioridade. Por isso, nunca ouvirão o PS cometer a indignidade política de mandar os nossos jovens emigrar”. Berto Messias desvalorizou ainda as críticas do principal partido da oposição sobre os números do emprego. “O PS/Açores e o Governo Regional estão concentrados no essencial. Isto é, na procura de soluções. O PSD, infelizmente, parece estar entretido com soundbytes que não acrescentam qualquer solução aos açorianos. Este nao é o tempo da guerrilha partidária, é o tempo de todos se mobilizarem em dar contributos sérios para ultrapassar as dificuldades. "
Relativamente à reunião com a administração da Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores, Berto Messias destacou a papel que esta entidade tem na promoção da diplomacia económica, com vista à captação de investimento externo, bem como no fomento da empregabilidade e na aposta no empreendedorismo. “Sabemos que estes são grandes desafios e que os problemas atuais, infelizmente, não se resolvem de um dia para o outro. Mas, o PS e o Governo continuarão, com muito sentido de responsabilidade, a trabalhar com todos os agentes e parceiros sociais para recuperar a confiança, fomentar o emprego e promover o crescimento económico. É isto que os Açorianos esperam de responsáveis políticos. Trabalho e propostas concretas e não críticas inconsequentes de quem procura aproveitar as dificuldades de quem está no desemprego para objetivos político partidários.